quarta-feira, 18 de abril de 2018

A Associação Grupo Cultural Tiduca está sempre em movimento!

                                                        



Por Liliana Soares

Nesse período, várias atividades que pertencem ao Projeto “A cultura negra urbana cananeense pelas mãos de Theodolina Gomes” foram e estão sendo desenvolvidas. Tivemos a vinda de pessoas de extrema importância na luta pelos direitos da igualdade racial. No dia 17 de março, sábado, ocorreu uma vivência onde o tema escolhido foi o racismo, onde Renato Azevedo, advogado, geriu e expôs aos presentes os meios legais que envolvem este tema. Nos dias 24 e 25, sábado e domingo, as visitantes foram Mestra Alessandra Ribeiro, Bianca Lúcia e Dona Maria Alice, da Comunidade Jongo Dito Ribeiro (Campinas-SP). Bianca Lúcia aproveitou para passar aos jovens tiduqueiros um pouco mais sobre sua experiência como liderança jovem. E a noite, ocorreu a tradicional Roda de Jongo, ao pé da fogueira e com muita conversa e troca de experiências. E claro, muito Jongo.
E dia dez de abril, terça-feira, foi o dia de visitar o Quilombo Nhunguara e conhecer um lado, até então desconhecido da história de Theodolina Gomes – Tiduca, onde Neuza Amorin, sobrinha neta de Tiduca, recebeu integrantes da AGCTiduca para um almoço e bate papo. Ao término da conversa, foi mostrado aos moradores do quilombo, um pouco do Jongo Tiduca.
Com uma breve pausa no projeto, integrantes do Maracatu Tiduca marcaram presença no 4° Xirê do Maracatu Mukumby, ministrado pelas Nações Porto Rico e Encanto de Pina, evento este que ocorreu entre os dias 16 e 18, na cidade de Sorocaba – SP.
E como a AGCTiduca está sempre em movimento, aconteceu no dia 14 de abril, sábado, mais um bazar da Tiduca, que tradicionalmente abriu às 9h com fila na porta.
Como as atividades não param, integrantes da AGCTiduca já estão planejando e organizando os eventos futuros, como a 4ª Feijoada da Iaiá, que acontecerá dia 19 de maio, sábado, a partir das 12h, na Praça Theodolina Gomes – Tiduca, com muito samba e alegria.
O XIII Arraiá Cultural Tiduca também já está em fase de planejamento e ocorrerá no dia 14 de julho, sábado, e está sendo previsto muitas atrações como nos anos anteriores.

Outro evento que já está em andamento é o IX Encontro de Jongueiros Paulista, que ocorrerá na cidade de Cananéia nos dias 25 e 26 de agosto e será organizado pela Comunidade Jongo Tiduca, AGCTiduca, parceiros e colaboradores. Este é um evento de grande importância, onde estão sendo esperados comunidades jongueiras dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário