quarta-feira, 16 de março de 2016

PROGRAMA COLETA SELETIVA EM CANANEIA - PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

1- Por que no meu bairro ainda não há a coleta seletiva? RESP. Para começar o projeto, foi escolhida uma área teste. Dessa forma, a equipe poderá saber a quantidade média do material recolhido, a velocidade, a capacidade de realizar a triagem e a venda dos materiais, entre outros. Fazer um teste em uma pequena área é ideal para que tenhamos sucesso no restante da cidade. Por enquanto, você pode levar o seu material reciclável para o galpão de triagem, situado na rua seis, s/nº, travessa da Avenida Vereador Sebastião da Luz, no bairro Nova Cananeia.
2- Preciso lavar todo o meu lixo? RESP. Só o que estiver sujo. É preciso tirar os restos de comida das embalagens para não atrair bichos. Muitos materiais já são secos e não precisam ser lavados, mas as embalagens que contém restos de comidas só deverão ser colocadas junto dos recicláveis se estiverem limpas e secas.
3- Por que os bairros escolhidos foram trechos dos bairros Vigorelli/Vila Cabana/Nova Cananeia? RESP. Aquela área foi escolhida porque fica próxima do galpão e porque os catadores já costumam coletar os materiais lá há alguns anos. Para que haja a coleta em outras áreas, precisamos dos resultados obtidos na área teste e será preciso ainda definir outro dia da semana, intercalado com os dias da coleta convencional.
4- Quando vai começar a coleta no meu bairro? RESP. Estamos trabalhando para começar a coletar em toda a cidade o quanto antes. Por enquanto você pode verificar se a escola do seu filho recebe os materiais recicláveis e poderá também levar diretamente no galpão de triagem.
5- Quem está fazendo o trabalho da coleta seletiva? RESP. A prefeitura de Cananeia com o apoio do COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e da COOPERCANIS- Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cananeia.
6- A esponja de lavar louça é reciclável? RESP. Sim. A COOPERCANIS e o COMDEMA participam de um programa de reciclagem de esponjas. Você pode colocar junto dos materiais recicláveis ou então levar ao Departamento de Meio Ambiente da prefeitura. Também podem ser enviados lápis, canetas, canetinhas, apontadores lapiseira, escova de dentes, pasta de dente, caixa da escova de dente e caixa da pasta de dente.
7- O que fazer com as pilhas e óleo de cozinha? RESP. As pilhas podem ser entregues no departamento de meio ambiente da prefeitura, ou em outro ponto de coleta de pilhas e baterias que estão sendo instalados na cidade. Nunca coloque as pilhas no lixo comum. O óleo poderá ser levado para o galpão de triagem situado na rua seis, s/nº, travessa da Avenida Vereador Sebastião da Luz, no bairro Nova Cananeia. Não jogue o óleo na pia ou no vaso sanitário.
8- Quais os materiais que podem ser reciclados? RESP. PAPEL PLÁSTICO METAL VIDRO Cadernos Sacolas de plástico Latas de tinta Vidro de azeitona, azeite Livros Copos, talheres e pratos descartáveis Latas de sardinha, atum Vidros em geral Caixas de papelão Embalagens de bolacha, café, açúcar, arroz Latas de molho de tomate, lata de milho e ervilha Garrafa de refrigerante, cerveja, Caixa de leite Embalagem de molho de tomate Cartões Garrafas PETs Panfletos Garrafas de óleo Revistas e jornais Caixa de pizza
9- Quais os materiais não podem ser reciclados? RESP. PAPEL PLÁSTICO METAL VIDRO OUTROS Papel sujo Absorvente Palha de aço Espelho Remédio Guardanapo usado Fralda Resto de Comida e borra de café Papel carbono Plástico filme Casca de frutas Bitucas de cigarro Chiclete Isopor Panos e roupas Espuma Móveis velhos e galhos de árvores
10- Como posso trabalhar na cooperativa de catadores? RESP. Procure os cooperados, no galpão de triagem, de segunda a sexta, das 8h as 17h. O galpão está situado na rua seis, s/nº, travessa da Avenida Vereador Sebastião da Luz, no bairro Nova Cananeia.
11- Por que fazer a coleta seletiva? RESP. Com a edição da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010 (Lei nº 12.305/2010), a Coleta Seletiva passou a ser obrigatória. Não se pode mais depositar materiais recicláveis no aterro sanitário. Fazendo a coleta seletiva, cada um ajuda o meio ambiente e ainda contribui para gerar renda aos catadores e economia para o município. Quem gera o lixo também é responsável.
12- Para onde o material é levado? RESP. O lixo comum é levado para o aterro sanitário em Pariquera Açu. O material reciclável é encaminhado ao galpão de triagem, onde é separado por categorias e depois comercializado pelos próprios trabalhadores da cooperativa.
13- Meu comércio gera bastante resíduo reciclável. É possível que o caminhão da prefeitura venha buscar? RESP. Se a quantidade for grande, podemos estabelecer um dia na semana para buscar, até que inicie a coleta de porta em porta no seu bairro. Ligue no departamento de meio ambiente para verificar se é possível (3851-1931).
14- O que fazer com entulho de construção? RESP. Entrar em contato com o Departamento de Obras para agendar, porém, só será levado se não tiver misturado com madeira, saco de cimento, isopor, conduítes, latas de tinta, plásticos etc. Onde colocar esses materiais: Sacos de cimento, madeira, conduítes, isopor : encaminhar junto com o lixo comum. Latas de tinta e plásticos: encaminhar para coleta seletiva.
15- O que fazer com os restos de poda? Entrar em contato com o Departamento de Obras, pois é necessário agendar e pagar uma taxa para a retirada.
Endereços e telefones úteis
GALPÃO DE TRIAGEM: RUA SEIS, S/Nº, TRAVESSA DA AVENIDA VEREADOR SEBASTIÃO DA LUZ, NO BAIRRO NOVA CANANEIA.
CASO VOCÊ AINDA TENHA ALGUMA DÚVIDA, POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO COM O DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE DE CANANEIA (3851-1931) OU COM O DEPARTAMENTO DE OBRAS (3851-3061).

Nenhum comentário:

Postar um comentário