quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Rede Cananéia finaliza Projeto “Rede de Empreendedorismo Comunitário Cananéia”

Por Fernanda Martins e Elaine Marques
Neste mês de outubro a Associação Rede Cananéia finalizou o projeto “Rede de Empreendedorismo Comunitário Cananéia”, que contou com patrocínio da Petrobras e estava inserido na linha programática de Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho; dando continuidade a uma linha de ações e projetos já iniciada pela Associação Rede Cananéia e já apoiada pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania em três fases, no decorrer de seis anos (2009 – 2015), de fomento ao empreendedorismo comunitário, como forma alternativa de geração de renda e desenvolvimento local. Nesta última fase um total de 16 grupos foram contemplados e dentre as ações estavam: oficinas de capacitação, intercâmbios entre os empreendimentos e implantação de módulos de produção; o desenvolvimento de uma rede de comercialização, oficinas de planejamento em assessoria e gestão junto aos empreendimentos; o desenvolvimento de processos de comunicação comunitária e mobilização popular, realização de duas feiras de economia solidária, um seminário de formação sobre economia solidária, estruturação e atualização de planos de comunicação dos empreendimentos e realização de oficinas de economia solidária com alunos e professores de escolas públicas. Segundo os empreendimentos, grupos e comunidades participantes, o Projeto trouxe melhorias de estrutura, possibilidade de aquisição de equipamentos, capacitação com profissionais qualificados e com a própria equipe da Rede Cananéia, criação de novos produtos, oportunidade de intercâmbios com outras organizações e localidades, realização de planejamento estratégico que possibilitou uma visão mais ampla de cada organização e suas necessidades, além de proporcionar o desenvolvimento global dos grupos e seus participantes. Ressalta-se que todas as metas estipuladas foram conquistadas, sendo muitas superadas pela Rede e pelos empreendimentos econômicos solidários e grupos participantes. Durante a avaliação final, proposta pela equipe de trabalho da Rede Cananéia, foi possível perceber que os empreendimentos e grupos estão mais preocupados com a sustentabilidade financeira e não financeira dos empreendimentos, estão mais unidos, puderam se conhecer melhor durante a vigência do projeto e aprenderam a se ajudar mutuamente. A Rede Cananéia está buscando novos editais para atender as demandas dos grupos que a compõem, não só na área empreendedora, mas também nas áreas social e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário