segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Rede Cananéia, Produtos em Rede e Cheiro do Mato participam do III Encontro Internacional de Agroecologia, em Botucatu

Por Bianca C. Magdalena
Aconteceu no interior paulista, em Botucatu, a terra dos bons ares, entre 31 de julho a 03 de agosto o III Encontro Internacional de Agroecologia - EIA, com mais de 2 mil participantes, incluindo palestrantes internacionais, como Vandana Shiva, Miguel Altieri e Victor M. Toledo, pesquisadores e militantes brasileiros, como Ana Primavesi e João Pedro Stedile, além de estudantes, agricultores e agricultoras.
Organizado pelo Instituto Giramundo Mutuando, UNESP, através da Faculdade de Ciências Agronômicas, FEPAF e EcoToré contou, ainda, com vários apoiadores e parceiros produzindo um encontro organizado, bem distribuído, e de fácil acesso para os inscritos e público local, tendo a Feira de Saberes e Sabores com vários expositores, de diversas regiões do País comercializando produtos da agricultura familiar, orgânicos, artesanais, de grupos de mulheres em situação de risco, e de organizações não governamentais, como a Rede Cananéia, que teve o prazer de ter um stand em conjunto com o empreendimento feminino Comadres, também de Cananéia.
Dentre um dos benefícios de participar do EIA o grupo de Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia firmou neste espaço de comercialização uma encomenda para o Slow Food de 100 aventais, que serão usados para uma campanha do Slow Fish. Contatos, parcerias e elogios não faltaram para os produtos que integram o Produtos em Rede, com boas vendas realizadas!
Além da participação na feira a Rede Cananéia expôs um pôster sobre a instituição, apresentado por Juliano S. do Nascimento, graduando em Agronomia e integrante da equipe técnica, bem como o grupo Cheiro do Mato, contando sua experiência e resultados, apresentados por Bianca C. Magdalena, também no formato pôster.
Para finalizar, Bianca esteve ainda no Carrossel de Gênero e Agroecologia, no último dia do evento e compartilhou em três espaços distintos a atuação do Cheiro do Mato e suas especificidades, enquanto um empreendimento que em sua maioria é composto por mulheres, e um único homem, e quais são os desafios de sua gestão nesta perspectiva de gênero.
Mais informações no site:
http://eia2013.org/eia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário