terça-feira, 30 de julho de 2013

CMDCA de Cananéia participa do Encontro Lúdico Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

O município conseguiu eleger um delegado para a fase estadual
O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cananéia, do qual a Associação Rede Cananéia possui representação, participou, na cidade de Cajati, juntamente com crianças e adolescentes de 14 cidades, do encontro lúdico. O evento apresentou ideias e projetos para os jovens da região, sendo que crianças e adolescentes foram eleitos para representar o Vale do Ribeira em um encontro estadual que será realizado em agosto.
Juntos eles dicutem, questionam e trocam ideias. O encontro aborda diversos temas de forma descontraída. Na sala de aula, que nas férias virou oficina, os adolescentes são os protagonistas. “Eu achei interessante as ideias de a gente ter um intercâmbio, porque o Vale é tão cheio de cultura, por isso tem que estar todo mundo junto, tem que mostrar qual é a nossa cultura, a nossa cor”, diz a estudante Aline Mendes.
O estudante Vinícius Rangel é de Cananéia e participou do encontro como coordenador do evento e contando aos colegas, de outras cidades, um pouco da cultura do município. “Trouxemos a cultura do fandango, as festas tradicionais religiosas, as festas com comunidades, como tem em Cananéia a tradicional festa da Tainha, por exemplo, capoeira e outros tipos de danças”, afirma.
Este foi o primeiro encontro lúdico realizado no Vale do Ribeira. É a segunda etapa de um projeto que pretende ir mais longe, conforme explica a diretora de assistência e desenvolvimento Social Ana Lourdes Fidélis de Oliveira. “Nós vamos tirar quatro crianças e dois adolescentes para representar a região em um encontro estadual, que vai acontecer no dia 30 de agosto na cidade de Águas de Lindóia”, afirma a diretora.
Outros temas discutidos e que devem ser levados para a fase estadual do encontro são os 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Para o delegado estadual eleito da cidade de Juquiá, Felipe Florêncio Gonçalves, “O Encontro Lúdico foi algo de extrema importância para os adolescentes, pois abre portas para os adolescentes exporem suas ideias, para eles mesmos terem um futuro melhor, não só os adolescente, mas sim os adultos também. O encontro foi muito produtivo, onde as crianças aproveitaram o espaço e deixaram fluir toda sua imaginação, não só as crianças, mas a plateia toda.
Eduardo Santos, delegado estadual eleito de Cananéia, diz que "a experiência de participar do encontro Lúdico Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente é muito gratificante! Já é a segunda vez que participo e chego à fase Estadual, em Águas de Lindóia – SP, o que sempre gera uma grande sensação de satisfação e uma ansiedade. Representar novamente o Vale do Ribeira na fase Estadual é muito bom. Ser escolhido entre diversos jovens traz uma grande sensação de gratidão e também de muita responsabilidade! Agradeço pelos 19 votos que recebi de crianças e adolescente presentes, o apoio da comissão Regional, algumas pessoas em especial que não citarei nomes, mas estas sabem que sou muito grato, pelo apoio, dedicação, preparação e confiança!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário