domingo, 23 de junho de 2013

Comércio local é convidado a conhecer os empreendimentos econômicos solidários associados à Rede Cananéia

Por Silmara Guerreiro
Com o objetivo de estreitar a relação entre o comércio local e seus associados, a Rede Cananéia organizou o evento “Negócios Sociais para o Desenvolvimento Local e Turismo”, realizado na noite do dia 18 de junho, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Cananéia – ACEC.
Foram convidados diferentes segmentos do comércio local, entre eles, hotéis, pousadas, restaurantes, lojas, mercados, etc. E entre os associados da Rede Cananéia estavam os empreendimentos econômicos solidários com atuação na área da agricultura, pescado, artesanato, cosméticos naturais e apresentações culturais.
Durante o evento, houve exposição dos produtos, apresentações culturais e uma apresentação sobre os trabalhos da Rede Cananéia e os objetivos do encontro que contou com a participação de cerca de 100 pessoas entre expositores, organizadores e convidados. Comerciantes locais puderam conhecer melhor os empreendimentos comunitários do município e iniciar um diálogo para negociações futuras entre ambos.
Ao final foi servido o Café Caiçara, uma ação da Rede Cananéia que tem por finalidade levar os produtos tradicionais caiçaras da agricultura familiar e de produções agroecológicas até o consumidor final para degustação em eventos, substituindo os “coffee break” e coquetéis.
Para Valkíria Monteiro Pereira, artesã, o evento foi satisfatório, pois deu transparência do trabalho da Associação Rede Cananéia para o comércio local, oportunizando a compreensão do trabalho realizado pelos grupos e pelas frentes da Rede. No que diz respeito à CAF – Cananéia Artes e Fibras, grupo do qual faz parte, a ação contribuiu na realização de diversas vendas e encomendas e reforçou as parcerias já existentes.
As Artesãs da Enseada da Baleia participaram do evento ficou muito feliz em ter um espaço para ser feita a divulgação do trabalho e, principalmente, aprender, conhecer e se relacionar com outros grupos.
Campanha de Consumo Consciente da pesca Artesanal
O grupo da campanha de consumo consciente da pesca artesanal é formado por pescadores e parceiros, “juntos buscamos maneiras de divulgar e diferenciar o pescado artesanal e foi por essa iniciativa que resolvemos participar do evento de comercialização que aconteceu na Associação Comercial. O grupo viu no evento uma maneira de divulgar a iniciativa do fortalecimento do pescado artesanal e melhorar a comercialização em Cananéia, além de mostrar ao público o diferencial no sabor, valor nutricional por ser um pescado fresco, variedades de produto e o consumidor conversar diretamente com o produtor para entender toda arte de pesca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário