quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Projeto de Empreendedorismo viabiliza Planejamento Estratégico junto ao Empreendimentos Comunitários

A realização de Planejamento Estratégico das Organizações e Coletivos que estão sendo apoiados pelo Projeto de Empreendedorismo Comunitário está ocorrendo desde agosto, com prazo de término até o mês de novembro, sendo que a meta é realizar planejamentos estratégicos em nove organizações e coletivos que trabalhem direta ou indiretamente com a temática da geração de renda, sendo eles a ACARI – Associação da Comunidade Caiçara e Amigos do Ariri, CAF – Cananéia Artes e Fibras, Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”, Grupo Cheiro do Mato – Produtos Naturais com Plantas Medicinais do Itapitangui, Grupo de Artesãs da Comunidade da Enseada da Baleia – Comunidade Tradicional Caiçara, Grupo das Mulheres Artesãs do Remanescente de Quilombo do Bairro Retiro Ex-Colônia Velha, Grupo de Maculelê “Filhos de Cananéia”, Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, SINTRAVALE – Associação de Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul - sub-sede Cananéia.
As metodologias são variadas e foram adequadas à realidade de cada público, bem como, ao seu histórico de planejamento de futuro. Variam de entrevistas individuais com cada um de seus membros até oficinas coletivas e são realizadas nos espaços utilizados por estes grupos e organizações para seus encontros, sendo facilitadas por um grupo de quatro pessoas da equipe técnica da Rede Cananéia, que vêm se organizando através do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade.
Ressalta-se que esta é uma contrapartida solicitada pelo financiador, a Petrobras, mas é tida como uma grande oportunidade para planejar o futuro das organizações sociais de forma colaborativa.
Além disso, existem parceiros que estão se mobilizando para a conclusão desta tarefa, além de representantes dos próprios grupos. A equipe agradece especialmente à Sandra Quinteiro, consultora do Instituto EcoSocial e coordenadora do Programa Germinar em curso no Vale do Ribeira, que vem apoiando tecnicamente a equipe para a inovação de metodologias de facilitação.
SINTRAVALE participa de intercâmbio em Registro
A SINTRAVALE – Associação de Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul – sub-sede Cananéia, participou de um intercambio, na cidade de Registro, no Sítio Caeté de Ana, no dia 11 de setembro, terça-feira, para conhecer experiência de criação de aves poedeiras, sistema de rodízio de pasto para as aves, alimentação e cuidados e sistema de hortas orgânicas.
A ação contou com o apoio da Rede Cananéia, através do transporte, cedido por Juliana Greco Yamaoka, e do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, também com a cessão de transporte por Mayra Jankowsky.
Participaram desse intercâmbio o Grupo da SINTRAVALE, com Reinaldo de Oliveira, Ibison de Oliveira, Maria Anita Davies Costa, Marli Novaes Colaço, José Irene, Odete Novaes Albuquerque e Inez Leite. Além disso, participaram Juliana da Rede Cananéia e Edson Yssao Sassamoto, engenheiro agrônomo da Prefeitura de Cananeia.
CAF realiza intercâmbio para o Revelando São Paulo capital
A CAF – Cananéia Artes e Fibras realizou intercâmbio no dia 15 de setembro, sábado, para o XVI Festival de Cultura Paulista Tradicional, Revelando São Paulo capital, onde participaram quatro artesãs, que puderam trocar experiências com outros grupos que trabalham com trançados em fibra e taboa.
Grupo de Capoeira entrega camisetas em treinos
Os treinos da Capoeira continuam sempre às sextas-feiras, às 19h00, no Centro Comunitário. Aproveitando um dia de treino e roda, no dia 14 de setembro, sexta-feira, o grupo distribuiu as novas camisetas do Projeto aos participantes.
Comunicação
No mês de setembro foram finalizados as agendas 2013 e os banners dos empreendimentos comunitários, da Rede Cananéia e do Projeto Empreendedorismo Comunitário.
Também na área de Comunicação, foi impressa a primeira edição do Informativo do Pescador, elaborado a partir de Oficina de Comunicação com os membros da Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”, com o objetivo de levar a informação das ações da Colônia aos pescadores de todas as comunidades de Cananéia.
Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia criam novo produto
As Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia lançam novos produtos e a nova produção é a saída de praia, com modelos diferenciados e aplicação em pintura. O grupo procura estar sempre inovando, tendo diversidades de opção para quem gosta de produto artesanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário