segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Planejamento Estratégico dos Empreendimentos Comunitários

Após um estudo das necessidades, potencialidades e realidade de cada empreendimento comunitário integrado ao Projeto “Rede de Fomento ao Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias”, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania, parte da equipe técnica da Associação da Rede Cananéia, elaborou propostas específicas para cada grupo e já iniciou o planejamento estratégico colaborativo dos mesmos, para que os empreendimentos tracem objetivos, metas e metodologias para o futuro, sendo que este trabalho é uma das metas do Projeto.
A SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul – sub-sede Cananéia realizou reunião mensal no último dia 28 de agosto, quarta-feira, na sub-sede, ao lado do Correio do Itapitangui, onde iniciou a atividade do planejamento estratégico da organização no período da manhã. Já no período da tarde o empreendimento encaminhou ações da Associação.
Grupo São Gonçalo constrói sede
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo realizou seu grande sonho, com a construção de sua sede própria, que proporcionará espaço adequado para ensaios, oficinas e reuniões do Grupo.
O local, que está em fase final de construção, deve ser inaugurado no próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças.
CAF realiza capacitação em Taquara
A CAF – Cananéia Artes e Fibras realizou uma Oficina de Trançado em Taquara nos dias três, quatro e cinco de agosto, sexta-feira, sábado e domingo, das 09h às 17h, na sede da Associação Rede Cananéia, sob a supervisão de Dona Maria Aparecida, artesã da cidade de Iporanga, com oito integrantes do empreendimento, com a finalidade de capacitar o grupo em outro tipo de matéria-prima, para diversificar seus produtos e propor mais um tipo de atividade para a geração de renda.
Comunicação
No mês de agosto novas peças de comunicação dos empreendimentos comunitários ficaram prontas, sendo que todas foram construídas colaborativamente, em conjunto com os membros dos empreendimentos. Entre elas estão os novos folders da ACARI – Associação da Comunidade Caiçara e Amigos do Ariri, Comunidade Tradicional Caiçara da Enseada da Baleia e Cheiro do Mato. Além disso, os banners de todos os grupos, da Rede Cananéia e do Projeto de Empreendedorismo Comunitário.
Também na área de Comunicação, para o mês de setembro está previsto o lançamento do Informativo do Pescador, elaborado a partir de Oficina de Comunicação com os membros da Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”, com o objetivo de levar a informação das ações da Colônia aos pescadores de todas as comunidades de Cananéia. Vale lembrar que a partir dessas Oficinas de Comunicação foi possível colocar no ar os blogs da Colônia Z-9 e da Comunidade Tradicional Caiçara da Enseada da Baleia.
Gestão
Objetivando realizar a gestão colaborativa do Projeto, mensalmente são realizadas duas reuniões da equipe técnica do Projeto e a reunião do GT – Grupo de Trabalho de Geração de Renda, que reúne todos os empreendimentos comunitários participantes do Projeto para a troca de experiências, acerto de contas e gestão do Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário