quinta-feira, 19 de abril de 2012

SINTRAVALE realiza mutirão para implantação de saneamento básico

As ações são parte do Projeto de Turismo Comunitário
O primeiro mutirão de implantação de sistemas de saneamento básico na área rural de Cananéia, aconteceu no bairro Aroeira, no último dia 16 de abril, segunda-feira.
Nesta ocasião, participaram 13 pessoas, entre agricultores familiares da SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul - sub-sede Cananéia, técnicos da Rede Cananéia e um agricultor familiar e bioconstrutor da Cooperafloresta, em Barra do Turvo, responsável pela implantação do sistema na área rural de Barra do Turvo entre outros municípios.
As atividades tiveram início com a construção de placas de cimento com as quais serão montadas as fossas. A ação tem apoio do MinC – Ministério da Cultura, através do Prêmio Economia Viva da Secretaria da Cidadania Cultural, por meio do projeto “Rede de Economia Solidária, Cultura e Turismo de Base Comunitária – a produção cultural gerando renda em Cananéia – SP.
"O saneamento básico, vem sendo discutido pelo SINTRAVALE sub-sede Cananéia, desde 2003, e esta é a primeira ação efetiva para solucionar a questão", comenta Ibison de Oliveira, atual coordenador da sub-sede.
"Não adianta se pensar em estruturar a atividade turística sem resolver questões básicas de infra-estrutura. O baixo investimento necessário para a implantação deste tipo de tecnologia, torna viável a replicação do modelo em outros sítios e locais onde não há recolhimento das águas negra e cinza", diz Juliana Greco Yamaoka, técnica da Associação Rede Cananéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário