quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto de Empreendedorismo Comunitário finaliza 2º trimestre

O Projeto “Rede de Fomento ao Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias” – Fase 2, realizado pela Associação Rede Cananéia e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania, termina 2º trimestre do cronograma e enquanto aguarda aprovação do relatório trimestral, organiza novas ações para o segundo semestre.
Mutirão de roças do SINTRAVALE
O Sítio Nova Esperança, propriedade do agricultor José Irene, localizado no bairro do Itapitangui, tem recebido apoio para a produção de pupunha. Através da participação de seus responsáveis no empreendimento comunitário do SINTRAVALE - Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul - Sub-sede Cananéia, foi possível adquirir mais de 900 mudas de pupunha para incrementar a produção agrícola da família.
Todo o trabalho foi realizado em sistema de mutirão, entre os mutirões de roçado e plantio que ocorreram entre os meses de dezembro de 2011 e março de 2012. Além disso, contou com o apoio de aproximadamente oito pessoas até o momento.
Os mutirões contam com almoço comunitário, regado a frango caipira e pato, oferecidos pelo agricultor familiar José Irene.
CAF realiza intercâmbio para manejo de taquara e oficinas de capacitação
No último dia primeiro de abril, domingo, das 09h às 11h, oito artesãs da CAF – Cananéia Artes e Fibras visitaram o Sítio Arapuá, a cerca de 3 km da entrada da cidade de Cananéia, na estrada da Ponte (Aroeira), com o objetivo de aprender como retirar (manejar) taquara. O objetivo da ação é começar a trabalhar o artesanato com outros elementos além da taboa.
Além disso, o Grupo vem realizando oficinas de capacitação de novas artesãs, o que pretende aumentar a capacidade de produção, objetivando o aumento das vendas e da renda.
Grupo de Capoeira e Maculelê realiza ensaios e rodas
O Grupo Filhos de Cananéia Maculelê continua realizando treinos e ensaios no Centro Comunitário às sextas-feiras, a partir das 19h00. Os ensaios pretendem melhorar as apresentações culturais do Grupo, que visa gerar renda com produção cultural.
São Gonçalo se apresenta em São Sebastião
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo realizará apresentações de música e dança no próximo dia 29 de abril, domingo, na cidade de São Sebastião/SP, durante a abertura do Evento “Caiçararte”.
A apresentação faz parte dos resultados das ações do Projeto de Empreendedorismo Comunitário e, além de divulgar o Grupo e o Projeto, busca a geração de renda a partir de produções culturais tradicionais.
Além disso, o Grupo se apresentou durante a execução do Roteiro Experimental de Turismo, entre os dias 27 e 29 de março.
Equipe técnica realiza reunião de alinhamento junto à ACARI
No dia 16 de Abril, segunda –feira, foi realizado um encontro para alinhamento do empreendimento Comunitário proposto pela ACARI – Associação da Comunidade Caiçara e Amigos do Ariri, a pedido da nova diretoria da Associação com a participação de Juliana Greco Yamaoka, Patrícia Dunker, Elaine Marques e Natalia Latansio de Oliveira, membros da equipe técnica da Rede.
A atividade teve início às 19h00 com uma rodada de apresentação de todos os presentes e logo em seguida a palavra foi passada à comunidade. Eles falaram sobre como vêem a Rede Cananéia e em seguida a equipe da Rede informou um pouco o papel dela junto às comunidades, os projetos em andamento, as organizações que fazem que a compõem e exemplificou maneiras de atuação em comunidade. Na oportunidade, o atual projeto e madrinha foram apresentados a todos. Valber Antônio dos Reis Coelho, coordenador do empreendimento comunitário da ACARI, informou o andamento do projeto até o momento e a diretoria ficou de rever o mesmo junto aos associados.
Gestão
Buscando realizar a gestão democrática e colaborativa do Projeto, são realizadas reuniões para a tomada de decisão das ações, chamadas de GT – Grupo de Trabalho Geração de Renda, que ocorrem nas primeiras quartas-feiras de cada mês, às 13h00, na sede da Rede Cananéia, com a participação da equipe técnica do Projeto e coordenadores dos empreendimentos comunitários.
Excepcionalmente em maio, devido às festividades do dia do Trabalho, a reunião será realizada no dia nove de maio.
Além das reuniões do GT, as ações executivas internas são discutidas nas reuniões de equipe técnica, que ocorrem quinzenalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário