sexta-feira, 20 de abril de 2012

O que é Economia Solidária?

Por Silmara Guerreiro
Você já deve ter ouvido falar em Economia Solidária. Pode ter sido no jornal, em um folder ou até mesmo já visitou alguma feira que levasse esse nome. Mas você sabe o que essa feira tinha de diferente das demais? Você sabe o que esse termo “Economia Solidária” representa?Como costumam dizer, Economia Solidária é uma outra forma de produzir, vender ou comprar. Mas e aí como é que isso tudo acontece?
Produção
A economia solidária tem como princípio a autogestão, a cooperação e a não-exploração. Nesta outra forma de produzir, não há patrão nem empregado, existe um coletivo que executa a gestão de um empreendimento através de tomadas de decisão coletivas. O lucro não é o foco, mas sim o desenvolvimento humano, o trabalho, a satisfação do trabalhador ou trabalhadora em se sentir parte do processo. Nesta outra economia habilidades individuais são valorizadas e ao invés de uma pessoa enriquecer com o trabalho de outros, todos ganham o justo de acordo com a sua produção. Um bom exemplo desta forma de organização do trabalho nos dias atuais são as cooperativas de catadores de materiais recicláveis que cada vez mais vêm ganhando espaço através do trabalho coletivo e mostrando que é possível viver e trabalhar de uma outra forma.
Compra e Venda
O preço justo seria a base dessa transação de compra e venda. Um preço que esteja de acordo com o investimento do produtor, mas que também seja acessível ao consumidor. Como citado acima, o foco da Economia Solidária não é o lucro, ou seja, não há a intenção de enriquecimento de um indivíduo através da exploração de outro. E isso se aplica não só ao processo produtivo, mas também na comercialização dos bens.
Saber de onde vem o produto que está sendo comprado e entender a sua cadeia produtiva também são benefícios dos consumidores da Economia Solidária. Tendo a transparência como um dos princípios desse comércio justo, como é conhecido, quem compra não só tem consciência do preço que está pagando, como conhece a origem do produto adquirido e das etapas pelas quais ele passou até chegar às suas mãos. Há uma relação mais próxima entre produção e consumo.
E tem mais...
A Economia Solidária veio da necessidade dos menos favorecidos gerarem renda para um grupo comum sem que fosse necessário se render ao capitalismo que exclui trabalhadores e trabalhadoras que não se encaixam nos perfis profissionais exigidos e os deixam à mercê de um mercado competitivo e exploratório.
Respeito ao meio ambiente e propostas de produções sustentáveis, também são princípios da Economia Solidária, bem como a igualdade entre mulheres e homens, não só salarial, mas também nos seus direitos mais amplos.
Para saber mais acesse o site do Fórum Brasileiro de Economia Solidária: http://www.fbes.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário