quinta-feira, 19 de abril de 2012

No dia 05 de maio comemora-se o Dia da Parteira

Por Bianca C. Magdalena
Donas de sábias mãos as parteiras auxiliaram muitas mulheres a trazer seus filhos ao mundo, há alguns anos atrás, porém, mesmo com novas tecnologias e o acesso hospitalar disponível algumas mães preferem e escolhem parir acompanhadas por parteiras, enfermeiras obstetras ou obstetrizes, até nos dias de hoje.
Em 2011, o Projeto "Parteiras Caiçaras" realizou uma roda de prosa para celebrar a data, no Ponto de Cultura "Caiçaras" - Matimpererê Empório Cultural, em Cananéia, com a participação da parteira tradicional Cleuza da S. dos Reis, também fandangueira, e integrante da Pastoral da Família. Neste ano, a ideia é realizar alguma atividade com grávidas para tratar de assuntos ligados à gestação, parto, puerpério e aleitamento materno.
O trabalho realizado desde 2010 teve como objetivo fazer o levantamento das parteiras caiçaras de Cananéia, com apoio da Secretaria de Cultura, do Governo de São Paulo, pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), e coletar e registrar seus relatos sobre os partos, sendo publicado em formato de livro, em dezembro passado, com a presença da parteira Enedina Cordeiro Coelho, que completou 81 anos, c/ uma centena de partos assistidos, na comunidade do Ariri. A obra está disponível na web, no link: http://issuu.com/parteirascaicaras/docs/parteiras_cai_aras, com acesso gratuito, para tod@s.
Acessem o Blog Parto no Brasil para mais informações: http://www.partonobrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário