sexta-feira, 23 de março de 2012

Cruzeiro EducArte do Projeto Boto-Cinza na Enseada da Baleia

Por Leandro Cagiano
Na manhã de sábado, 11 de fevereiro, o dia amanhecia ensolarado e o barco de pesquisa do Projeto Boto-Cinza saía de Cananéia com destino à Enseada da Baleia, um pequeno e simpático vilarejo caiçara situado ao sul da Ilha do Cardoso, litoral sul do Estado de São Paulo. No barco, uma equipe de dez integrantes, entre eles quatro adolescentes moradores da cidade de Cananéia, que fazem parte do Programa Jovem Pesquisador do IPeC – Instituto de Pesquisas Cananéia, um Programa que os possibilita vivenciar o dia-a-dia da pesquisa científica na área da biologia, tendo a oportunidade de expandirem seus conhecimentos sobre a riqueza natural da localidade onde vivem, ao mesmo tempo em que passam a valorizá-la.
Seguindo pelo "mar de dentro” - águas protegidas do estuário Lagamar onde o rio e o mar se encontram, se beijam e se misturam para criar as condições perfeitas à existência de um verdadeiro berçário da vida marinha - o céu se fechava em nuvens cinzas carregadas pelo vento que soprava do sul, os numerosos botos se exibiam em uma pescaria à volta do barco de pesquisa. Logo ali perto a equipe de filmagem da TV América Latina acompanhava o barco para a produção do documentário “Meu País, Nosso Mundo” que retrata adolescentes da América Latina engajados em questões ambientais. Sob o frio e a chuva, a equipe seguia em frente cercada pelas vastas paisagens de lindos manguezais e da exuberante Mata Atlântica que recobre as montanhas da Ilha do Cardoso até a chegada à Enseada da Baleia. Naquela noite, o céu desabou em tempestades com raios e trovoadas, o que levava a equipe a crer que toda a atividade iria, literalmente, por água a baixo.
Na manhã de sábado já não chovia, o céu nublado aos poucos se abria e dava passagem para o Sol, o barco de pesquisa saía novamente, agora em direção ao Marujá, a maior vila da Ilha do Cardoso, para buscar as crianças desse povoado e levá-las para as atividades na Enseada da Baleia e, assim, o mesmo aconteceu com na vila do Pontal do Leste, no fim da Ilha, e com a Vila da Barra do Ararapira, também no fim da Ilha, mas do outro lado do canal, já no Estado do Paraná. De volta à Enseada da Baleia, as crianças participaram de oficinas de quebra-cabeça, pintando as peças que ao se unirem formavam a imagem do boto-cinza Zinho, um personagem do Guia de Educação Ambiental do Projeto Boto-Cinza. Depois de uma pequena pausa para o lanche, as crianças, e também os adultos, se colocaram a postos para assistir ao grande momento do Cruzeiro EducArte, o teatro de sombras, uma peça montada pelos Jovens Pesquisadores, dirigidos pela coordenadora de educação ambiental Daiana Proença e pela pesquisadora Inês Ferreira Guedes. A peça apresentou os ambientes do Lagamar e as espécies que habitam ou visitam a região. Conduzida pela personagem Fran, uma baleia Franca, e seu filhote Franco, a história relata e questiona entre os personagens todas as dificuldades da vida marinha e selvagem em relação às ações humanas que interferem na natureza de maneira negativa. Uma peça leve e divertida que informou, ensinou e entreteve as crianças que observavam curiosamente com olhos fixos e compenetrados aos jogos de luzes e sombras, atentos às falas e às formas dos personagens.
Terminado o teatro de sombras, as crianças foram convidadas a participar de uma oficina para criação dos personagens, eufóricas, todas se prontificaram. Ao final, o barco de pesquisa, sob o pôr-do-sol de um céu alaranjado de verão, partiu da Enseada da Baleia, levando de volta pra casa cada criança com seu personagem produzido, lembranças do Projeto Boto-Cinza e ensinamentos valiosos de uma divertida, inesquecível e iluminada tarde na simpática Enseada da Baleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário