quarta-feira, 14 de março de 2012

Associação Rede Cananéia realiza II Feira de Economia Solidária

Geração de renda, resíduos sólidos e barragens foram alguns dos temas trabalhados durante o evento
Durante os dias 9 e 10 de março aconteceu em Cananéia a II Feira de Economia Solidária do município. Organizada pela Associação Rede Cananéia, através do Projeto Rede de Fomento ao Empreendedorismo Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias – Fase 2, o evento contou com a participação de 9 empreendimentos econômicos solidários associados à Rede, bem como de outros das cidades da região como Registro e Miracatu, através da participação do Mercado Paulista Solidário.
Além das tendas com vendas de produtos artesanais, esteve presente também o grupo de catadores de materiais recicláveis de Cananéia realizando uma conscientização sobre a coleta seletiva e a separação correta do lixo doméstico. O Coletivo Educador de Cananéia também esteve presente divulgando o dia 14 de março – Dia Mundial de Luta Contra as Barragens. Em sua tenda, o Coletivo distribuiu folders sobre a barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) Tijuco Alto e realizou um diálogo com os visitantes sobre as consequências do possível empreendimento para a região. O Projeto Boto-Cinza/IPeC divulgou em sua tenda os conhecimentos e resultados gerados a partir dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo Instituto na região Estuário Lagamar.
Empreendimentos de manifestações tradicionais artísticas, também associados à Rede Cananéia e apoiados pelo projeto, estiveram presentes no evento realizando suas apresentações de rodas de capoeira e maculelê e o batido São Gonçalo. Samba e fandango também agitaram as noites da feira.
Ainda como parte da programação, oficinas temáticas foram realizadas na tenda central do evento. Entre elas, a oficina de arpilleras que através de uma tela bordada em juta com retalhos retratou a luta de mais 20 anos dos moradores do Vale do Ribeira contra a construção da Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto. Foram realizadas também oficinas de produção de brinquedos a partir de materiais recicláveis e máscaras artesanais de papelão com representação de animais da fauna local.
O objetivo do evento foi dar visibilidade para iniciativas de economia solidária realizadas no município e região e fomentar a geração de renda para esses empreendimentos. Além disso, a temática “resíduos sólidos” foi trabalhada durante o evento apoiando e buscando fortalecer o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.
Esta ação contou com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania e de outros parceiros locais como Miami Pescados, Drogaria Regifarma, Padaria Nossa Senhora dos Navegantes, Supermercados Millennyum, Canjerê Artesanatos, Peixaria do Jura´s e PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário