quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Rede de Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias – fase 2

Feira de Economia Solidária de Cananéia apresentará resultados da primeira etapa do trabalho
O Projeto “Rede de Fomento ao Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias” – Fase 2, realizado pela Associação Rede Cananéia e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania, realizará nos dias nove e dez de março, sexta-feira e sábado, a partir das 18h00, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesanato, a Feira de Economia Solidária, que pretende demonstrar o resultado da primeira etapa do trabalho realizado, no que se refere aos produtos desenvolvidos e/ou melhorados das organizações participantes, para a possibilidade de geração de renda, além de dar visibilidade para iniciativas de economia solidária e fomentar a inclusão econômica de grupos produtivos de Cananéia, bem como trabalhar a conscientização sobre os resíduos sólidos.
O evento contará com exposição e venda de artesanato, produtos alimentícios e atividades culturais.
No sábado, dez, a partir das 10h00, haverá oficinas culturais abertas ao público.
Participe!!! Uma nova economia acontece aqui!!!
SINTRAVALE participa de Oficina de Cultivo em Sistema Agroflorestal
Entre os dias 24 e 26 de janeiro, agricultores da SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul – Sub-sede Cananéia e representantes de organizações de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural participaram de uma Oficina de Cultivo em Sistema Agroflorestal nos sítios do Nardo, Gilmar e do Sr. Ari e família, todos localizados em Barra do Turvo – SP e Adrianópolis – PR, pelo Projeto Agroflorestar, proposto e executado pela Cooperafloresta, de Barra do Turvo, tendo como objetivo sensibilizar e desenhar novos parceiros para a implantação de novos sistemas agroflorestais em mais municípios.
O intercâmbio foi realizado com a parceria entre a Cooperafloresta, Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia, Associação Rede Cananéia, Fundação Florestal, SINTRAVALE – sub-sede Cananéia e Conselho Municipal da Estância de Cananéia.
“Foi uma experiência maravilhosa. As parcerias e os próximos passos para a implantação de novas áreas de sistemas agroflorestais ainda estão sendo desenhadas entre comunidade e instituições”, comenta Juliana Greco Yamaoka, coordenadora do Projeto de Empreendedorismo Comunitário.
“Vale ressaltar a importância desse intercâmbio como uma forma de divulgar, apoiar e incentivar uma forma pouco conhecida de produzir alimentos. Os sistemas agroflorestais são uma alternativa saudável e sustentável à produção intensiva. Além disso, a Cooperafloresta mostra como esses sistemas podem ser mantidos e ter a sua cadeia produtiva baseada no trabalho coletivo”, afirma Marina Vianna Ferreira, que faz parte da equipe técnica da Rede Cananéia.
Estiveram presentes representantes da agricultura familiar, comunidade tradicional do Ariri e Retiro (RDS – Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Itapanhoapina), Associação Rede Cananéia, Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Cananéia, Fundação Florestal, ICA – Instituto de Cooperativismo e Associativismo, IPeC – Instituto de Pesquisas Cananéia.
SINTRAVALE realiza Oficina de Planejamento
No último dia 30 de janeiro, segunda-feira, na Sub-sede do SINTRAVALE que está localizada na sala do Correio, no Itapitangui, foi realizada a Oficina de Planejamento da SINTRAVALE.
O encontro teve a finalidade de elencar as prioridades para curto, médio e longo prazos da instituição e, com isso, organizar demandas, atrair parcerias e engrossar a luta da categoria dentro do SINTRAVALE regional.
A Oficina contou com metodologias colaborativas propostas de planejamento por técnicos da Rede Cananéia e a participação de famílias associadas à organização.
SINTRAVALE cria estrutura de galinheiro
Outra ação da SINTRAVALE é a estruturação de galinheiros no sítio Carrapatinho, na Ex-Colônia Velha, com o objetivo de aumentar a produção e a geração de renda.
Colônia de Pescadores Z-9 vista comunidades pesqueiras
A Colônia de Pescadores elaborou uma comissão para visitar as Comunidades do Sul da Ilha do Cardoso e Barra do Ararapira, durante a Assembleia Geral no Salão de Eventos. Acredita-se que tal ação aumentará o número de assinaturas no abaixo-assinado de reivindicação de direitos, que será encaminhado à Ouvidoria Pública do Estado.
São Gonçalo participa de gravação de documentário e CD
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo participou da gravação da cena final do curta metragem "Causos e aventuras: o retorno da cantoria caiçara" e do CD do projeto "Programa Puxirão", no dia quatro de fevereiro, sábado, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão.
O Projeto, desenvolvido pelo Ponto de Cultura “Caiçaras”, busca fortalecer, disseminar e registrar as manifestações tradicionais relacionadas ao Fandango Caiçara, garantindo, assim, a valorização e a transmissão desse patrimônio cultural imaterial no município Cananéia.
CAF retoma oficinas de trançado
A CAF – Cananéia Artes e Fibras retomou, no último dia 27 de fevereiro, segunda-feira, as Oficinas de Trançado em Taboa, buscando aumentar o grupo de mulheres artesãs, para melhora da produção.
De acordo com Valkíria Monteiro Pereira, coordenadora do sub-projeto da CAF, as Oficinas de trançado acontecerão às segundas-feiras, das 14h00 às 17h00 na sede da Associação Rede Cananéia e aos domingos, das 09h00 às 11h00, na Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, dentro do PEF – Programa Escola da Família.
Gestão
Para a realização do Projeto a gestão utilizada é a colaborativa, ou seja, as ações são discutidas em esferas de trabalho onde todos se colocam e colaboram com as tomadas de decisão.
Assim, mensalmente, são realizadas reuniões do GT – Grupo de Trabalho de Geração de Renda, onde é gerido tal projeto, sempre nas segundas quartas-feiras do mês, a partir das 13h30, na sede da Associação Rede Cananéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário