segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

VII Semana de Conservação dos Manguezais

Por Daiana Proença Bezerra
Árvores com raízes para fora do solo, lama, caranguejos, ostras, garças, biguás, ora muita água, ora pouca água são alguns dos elementos que vemos quando olhamos para o Manguezal. Este ecossistema faz a transição entre o ambiente marinho e o terrestre. As espécies desenvolveram adaptações para viverem neste local que une a água doce com a salgada, formando a salobra. Assim, este ambiente contém grande biodiversidade, sendo importantíssimo para a reprodução de diversas espécies, já que possui alta oferta de alimento e proteção para os filhotes.
Este belo e complexo lugar faz parte da cadeia de várias espécies economicamente importantes para o ser humano. No entanto, muitas das ações humanas não estão em harmonia com a relevância deste local e de suas espécies. O extrativismo, a poluição e o desenvolvimento urbano são alguns exemplos das intervenções, muitas vezes irresponsável, das populações costeiras.
Em Cananéia há uma Lei Municipal que visa ressaltar esta importância e realizar ações de conservação do manguezal. Como parte dessas ações, está a Semana do Manguezal, que neste ano, em sua sétima edição, teve as atividades realizadas durante alguns dias do mês de novembro.
No dia oito de novembro, foi realizada uma discussão sobre Educação Ambiental, na Escola Estadual “Bairro Cubatão”, com os professores das Redes Municipal e Estadual de Ensino. Esse HTPC – Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo teve a participação, além dos professores, de membros do IPeC – Instituto de Pesquisas Cananéia, Apeoesp - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, CEA/SMA – Coordenação de Educação Ambiental/Secretaria de Meio Ambiente e Departamento de Meio Ambiente, sendo que nesse encontro, tratou-se da importância da educação ambiental no dia a dia escolar.
No dia nove, 40 alunos das Escolas Estaduais “Professora Dinorah Silva dos Santos” e “Professora Yolanda Araújo da Silva Paiva” participaram de um mutirão de limpeza do manguezal às margens do Rio Olaria, recolhendo 404 kg de resíduos em um intervalo de tempo de aproximadamente 1 hora. Simultaneamente, 33 alunos da Escola “Bairro Cubatão” coletaram 334 kg de lixo no manguezal do Porto Cubatão.
Nos dias dez e 11, cerca de 400 alunos das Escolas Municipais visitaram um espaço montado na Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”. Os estudantes foram recebidos por membros do IPeC e pela diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Mayra Jankowsky e, nesse espaço, foram realizadas diversas atividades como exposições de material biológico, apresentação de fotos, observação ativa do manguezal e uma discussão sobre o lixo nos manguezais. No período da tarde, ainda foi possível assistir a uma peça teatro montada pelos Jovens Pesquisadores do IPeC, sobre a importância dos manguezais, sua fauna e flora e os impactos sofridos por este ecossistema.
As ações foram positivas, mas sabemos que apenas uma semana não é suficiente para falar da conservação dos Manguezais em Cananéia e para garantir a manutenção deste ecossistema tão importante para a população da região, do Vale do Ribeira e do Planeta!
A VII Semana do Manguezal foi organizada conjuntamente pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, IPeC, Coletivo Educador e Coletivo Jovem, tendo apoio do Departamento Municipal de Educação, das Escolas Estaduais e Municipais, da CEA/SMA, Grupo de Trabalho de Educação Ambiental/COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e da monitora ambiental, Ivany de Jesus, a Nany.

Nenhum comentário:

Postar um comentário