terça-feira, 25 de outubro de 2011

Rede Cananéia realiza Projeto para fomento ao Turismo Comunitário

Por Patrícia Dunker
Teve início em julho de 2011 o Projeto de Turismo Comunitário com o título - A vivência da cultura tradicional gerando renda para a comunidade local, através do turismo cultural de base comunitária: “rede de produtores culturais” - e terá um ano de duração, com apoio da Secretaria da Cidadania Cultural, do Ministério da Cultura, através do Prêmio Economia Viva. O Projeto é em parceria com o Ponto de Cultura “Caiçaras”, que tem um importante papel na elaboração dos meios de divulgação do turismo comunitário e no fortalecimento de uma rede virtual entre estes Pontos de Cultura para a discussão sobre temas como o turismo comunitário entre outros, busca fomentar o turismo comunitário em Cananéia com ações locais de fortalecimento do turismo comunitário para seis grupos/ comunidades que fazem parte da Rede Cananéia e ações coletivas.
Entre as ações coletivas o Projeto está na fase de estruturação de uma Rede de Turismo Comunitário, nomeada pelos participantes como “Canjerê”, que significa o rancho de pesca do caiçara. Esta Rede é formada por comunidades e grupos que trabalham direta ou indiretamente com o turismo e pretendem desenvolver o turismo comunitário, colocando-os em contato para a troca de experiências e a construção colaborativa de roteiros de turismo cultural de base comunitária de Cananéia.
Até o momento foi realizado um levantamento de atrativos junto às comunidades e grupos envolvidos, com apoio do Projeto Bagagem, organização que trabalha com a elaboração de roteiros de turismo comunitário com comunidades de todo o Brasil. Um dos roteiros elaborados será testado pelos participantes do Projeto e representantes dos Pontos de Cultura do Vale do Ribeira. Outra ação do Projeto está focada na divulgação do turismo comunitário de Cananéia. Isso se dará através da elaboração de um site e de um vídeo que mostrem um pouco da essência da cultura local e do que o visitante poderá entrar em contato e vivenciar ao realizar algum dos roteiros dentro da proposta do turismo comunitário de Cananéia. O Projeto também prevê campanhas e oficinas para a difusão de informações sobre turismo comunitário e consumo consciente, entre outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário