segunda-feira, 27 de junho de 2011

ACUCA, ARTECA e Grupo de Fandango São Gonçalo representam Cananéia durante o VIII Revelando Vale do Ribeira

O evento foi realizado em Iguape entre os dias 22 e 26 de junho
A ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia, ARTECA – Associação dos Artesãos de Cananéia e Grupo de Fandango Batido São Gonçalo participaram do VIII Revelando Vale do Ribeira, realizado no Centro de Eventos “Casemiro Teixeira”, na cidade de Iguape, entre os dias 22 e 26 de junho.
Cananéia apresentou o fandango caiçara pelo Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, Grupo de Fandango Jovens do Ariri e demais grupos locais, que estiveram no Palco Central no dia 25, sábado, a partir das 14h00. Também levou o artesanato tradicional da cidade e Continente, principalmente da Comunidade do Ariri e culinária da Comunidade Quilombola do Mandira, representada pela ostra.
Segundo o artesão José Fermino Marques, que é presidente da ACUCA e membro do Grupo São Gonçalo e da ARTECA, a importância da participação neste tipo de evento se deve à divulgação do trabalho artesanal, valorização da cultura local no caso do fandango, principalmente para os jovens que participam do grupo de Batido, além dos contatos e possíveis portas para a continuidade do trabalho.
O Revelando São Paulo é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria de Estado da Cultura e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura.
Desde o lançamento da edição na Capital, em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Foi ganhando forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Foi assim com os Festivais da Amizade e de Bonecos de Rua e Cabeções, a Reiada, festa de Cosme e Damião, os encontros de Violeiros, Sanfoneiros, Catira, São Gonçalo, Adoradores de Santa Cruz, Caminheiros, Irmandades Religiosas, Romeiros, Manifestações Cosmopolitas, as noites de São João e dos Tambores, o Congado paulista. E a construção da Cultura de Paz, disseminada com a cerimônia da paz e o foco no respeito à diversidade para o envolvimento de todos: produção, expositores, grupos participantes, parceiros e o público visitante.
Vale destacar que a participação de Cananéia contou com o apoio da Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia, por meio dos Departamentos Municipais de Cultura, Turismo e Lazer e de Obras, a partir do Setor de Transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário