segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Projeto Boto-Cinza completa 30 anos e conquista o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental

Emygdio e Karin, sócios fundadores
Desde 1981 pesquisadores do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) vem acompanhando o dia-a-dia do boto-cinza na região de Cananéia. Esses estudos foram mantidos de forma contínua, a despeito de todas as dificuldades. No início o acesso aos pontos de observação era feito através de caminhadas por trilhas no interior da mata e que eram utilizadas apenas por poucos moradores da região da Ponta de Trincheira no sul da Ilha Comprida. Com relação aos equipamentos a maior sofisticação estava relacionada a um binóculo. Embarcação e outros equipamentos, nem pensar!
Contudo, aos poucos, as coisas foram melhorando e com o empréstimo de uma pequena embarcação de fibra e de um motor de popa (Halpt) foi possível obter novas perspectivas sobre os botos. É bem verdade que o motor passava mais tempo quebrado e sendo rebocado do que funcionando, passando o remo a ser o meio de propulsão mais utilizado.
Com o passar do tempo, passamos a questionar a necessidade de uma estrutura que mantivesse viável o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa e a manutenção dos pesquisadores na área, surgindo, assim, as discussões que acabaram por gerar o Instituto de Pesquisas Cananéia – IPeC, e com ele a possibilidade de manutenção do Projeto Boto-Cinza. Aos poucos os ideais do IPeC e do Projeto Boto-Cinza foram chamando a atenção de biólogos (inicialmente) que passaram a compor o quadro de pesquisadores que ao longo dos anos têm sido tão importantes para a obtenção dos conhecimentos e pela divulgação consciente da espécie. Assim, a partir de 2001 passamos a ter a nossa Base de Apoio Cananéia, um marco de nossa permanência na região e no desenvolvimento das pesquisas, mas que só se tornou realidade graças aos esforços de manutenção dos próprios pesquisadores associados e em algumas ocasiões com os poucos recursos adquiridos pelo IPeC.
Após tantas lutas, conquistas e relevantes contribuições para o conhecimento e conservação dos botos, o Projeto Boto-Cinza, hoje com 30 anos de atuação, acaba de conquistar o patrocínio da Petrobras, sendo um dos 44 contemplados dentre os 928 apresentados. O patrocínio se deu através da aprovação do projeto na 4ª Seleção Pública de Projetos do Programa Petrobras Ambiental. Esta conquista certamente não foi casual, mas é sim o reflexo de um enorme esforço e espírito de equipe institucional, de associados de diferentes áreas de atuação unidos em um esforço conjunto em prol da melhoria da qualidade de vida do Planeta, fortalecendo a necessidade de levar a todos os seguimentos da população humana os conhecimentos adquiridos ao longo destes 30 anos, mostrando caminhos e perspectivas para todos.
Esta é uma conquista de todos: nossa, dos patrocinadores e da população de um modo geral e certamente do Planeta e dos botos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário