terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Projeto Xilogravura e Protagonismo Juvenil inicia suas atividades em Cananéia

O foco principal do projeto é capacitar jovens do Ensino Médio da rede pública nas técnicas da Xilogravura
Por Bianca Cruz Magdalena e Silmara Guerreiro
Apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura, do Governo de São Paulo, pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), em seu edital para Artes Visuais, de 2010, o Projeto Xilogravura e Protagonismo Juvenil, coordenado pelo artesão José Marques irá realizar no município de Cananéia, Vale do Ribeira, a partir de março, oficinas lúdico-educativas com jovens estudantes da rede estadual de ensino.
A intenção desta iniciativa é de capacitá-los nas técnicas de gravura em madeira - Xilogravura, para produzir peças que serão expostas gratuitamente na finalização das atividades, em setembro deste ano, em uma exposição sobre danças populares.
A partir de fevereiro será feita uma seleção prévia pela equipe técnica para a formação do grupo com 10 integrantes, que durante o projeto participarão das oficinas de aprendizagem e produzirão os painéis para a exposição.
A educação para a valorização da cultura é um importante instrumento para o desenvolvimento de projetos na medida em que mobiliza a população. Essa mobilização das pessoas gera ações positivas e cria condições propícias para a atuação em defesa da cultura. Isso é, ainda, mais importante numa região que tem na história, modos de vida, meio ambiente, cultura tradicional (indígena, quilombola e caiçara), dentre outras, um dos grandes potenciais de geração de renda e trabalho.
Para entrar em contato com os produtores escreva para o e-mail projetoxilo@gmail.com ou acesse o blog Xilogravura em Cananéia - http://xilogravuraemcananeia.blogspot.com/.
A Xilogravura
Técnica de gravura na qual se utiliza uma madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.
Esta arte é de provável origem chinesa, sendo conhecida desde o século VI. No Ocidente, ela já se afirma durante a Idade Média, através das iluminuras, pintura decorativa aplicada às letras capitulares e confecções de baralhos. Mas, até então, a Xilogravura era apenas técnica de reprodução de cópias. Só mais tarde é que ela começa a ser valorizada como manifestação artística em si. Referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura; Xilogravuras do século XVI ilustrando a produção da Xilogravura. Fonte - http://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura (Consulta em 25 de janeiro de 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário