quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Associação Rede Cananéia realizará Feira de Economia Solidária

Em parceria com o Mercado Paulista Solidário evento acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro
A primeira Feira de Economia Solidária a ser realizada pela Associação Rede Cananéia acontecerá durante os dias 11, 12 e 13 de fevereiro de 2011, das 9h00 às 22h00, na Praça do Rocio, em Cananéia, local onde já é realizada aos sábados a feira da agricultura familiar.
O objetivo do evento é divulgar e comercializar produtos e serviços dos grupos associados à Associação Rede Cananéia que foram atendidos durante o ano de 2010 pelo Projeto “Rede de Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias”.
Além destes grupos estarão presentes também artesãos e produtores do Mercado Paulista Solidário, coletivo que reúne representantes de diferentes municípios do Vale do Ribeira e percorrem a região e outras localidades em feiras itinerantes.
Produtos variados poderão ser encontrados nos estandes da feira, entre eles, artesanatos produzidos com fibras naturais, como a taboa e a fibra de bananeira, outros com sementes típicas da região, além da produção em tecidos, madeira e cerâmica. Também será possível encontrar sabonetes artesanais fitoterápicos e alimentos de produtores rurais e caiçaras, como pão caseiro, mel, sucos naturais, geléias, ostras, farofa e vinagrete de vongole, entre outros.
O visitante poderá ainda assistir às apresentações culturais de fandango caiçara, capoeira e maculelê realizadas por grupos artísticos da Associação Rede Cananéia.
Estarão presentes no evento representantes do Fórum Regional de Economia Solidária do Vale do Ribeira para uma reunião extraordinária de planejamento das ações deste grupo para o ano de 2011. O encontro deverá acontecer às 14h do dia 11, no estande da Associação Rede Cananéia.
Já a Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia estará presente no evento com o estande “Educação Patrimonial”. Segundo João Carlos de Almeida Borges, consultor do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Cananéia, o objetivo desta ação será divulgar junto à sociedade o projeto de revitalização e restauro do centro histórico do município para que, a partir da conscientização e participação da comunidade, Cananéia possa ser incluída no circuito de cidades históricas.
Mais do que comercializar os produtos e divulgar os serviços, este evento será um espaço de troca de experiências e conhecimentos entre diferentes atores de uma outra economia chamada Economia Solidária.
Em caso de chuva o evento será transferido para a Quadra coberta do Maratayama, localizada atrás da Praça do Rocio.
Para a realização desta feira, a Associação Rede Cananéia contará com o apoio da Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia, IPeC/Ponto de Cultura “Caiçaras”, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas, Associação Comercial e Empresarial de Cananéia, Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e Mercado Paulista Solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário