segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

2011 – Ano Internacional das Florestas

A Mata Atlântica Brasileira está entre as dez florestas mais ameaçadas do mundo
A ONU – Organização das Nações Unidas anunciou no último dia 24 de janeiro, segunda-feira, 2011 como o Ano Internacional das Florestas. O objetivo das Nações Unidas é, claro, chamar a atenção para a conservação ambiental, mas também incentivar a reflexão sobre o uso das florestas e a relação que o homem estabelece com as matas. Entre as dez florestas do mundo que merecem mais vigilância, que correm maior risco de desaparecer dos mapas captados por satélites, está a Mata Atlântica Brasileira, com apenas 8% de sua vegetação original preservada.
A nossa região, Vale do Ribeira, está localizada entre o sul do Estado de São Paulo e o norte do Estado do Paraná, abrigando 21% da Mata Atlântica remanescente no Brasil, incluídos 150 mil hectares de restinga e 17 mil de manguezais (equivalente a cerca de 170 mil campos de futebol!!!), a maior parte contínua desse tipo de floresta. Por isso, em 1999, a região foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. De acordo com a ONU e com a UNESCO 2011, o Ano Internacional das Florestas, oferece uma oportunidade única de fomentar a consciência pública para os problemas que afetam grande parte das florestas do mundo e as pessoas que delas dependem. Já existem boas informações sobre experiências positivas e valiosas para promover uma gestão florestal sustentável. A celebração do Ano Internacional é um meio para se unir esforços, encorajando, desta forma, a participação de toda a população para a gestão sustentável dessas florestas.
Conheça as boas práticas desenvolvidas em nosso município, envolva-se nessas ações e contribua para a conservação e exploração sustentável dessa importante floresta que é a Mata Atlântica. Em breve mais notícias e atividades que serão desenvolvidas.
“No fundo só se protege o que se valoriza e só se valoriza o que se conhece!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário