sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cananéia realiza VI Semana Municipal pela Conservação dos Manguezais

O município de Cananéia realizou entre os dias 22 e 29 de novembro a VI Semana Municipal pela Conservação dos Manguezais, tendo sua abertura no dia 22, segunda-feira à noite, na ACEC – Associação Comercial Empresarial de Cananéia, que contou com a apresentação do histórico dessa iniciativa e das atividades desse ano.
De terça a sexta ocorreram palestras para alunos do Ensino Médio de três escolas estaduais, também no espaço da ACEC, sendo que entre os temas abordados tiveram Unidades de Conservação, Lixo, Aves e Manguezais.
Durante o mesmo período foram realizadas saídas de campo com alunos do Ensino Fundamental do Ciclo 2 para o manguezal da aldeia.
Entre terça e sexta-feira, foram realizadas Atividades na Base de Cananéia "Dr João de Paiva Carvalho"- SP do IO - Instituto Oceanográfico da USP – Universidade de São Paulo, que contou com apresentação da base e atividades de estudo e pesquisa realizadas pelo Instituto, através de circuito na base, mostrando os instrumentos e espaços utilizados pelos pesquisadores, como estação metereológica, marégrafo, laboratório de análises químicas e biológicas. Observação das árvores de mangue e discussão sobre local de ocorrência dos manguezais e sua importância para a região.
Além disso, houve a Exposição Gotas: Água uma viagem ao mundo do conhecimento do Museu de Ciências da USP. A exposição é acompanhada por um monitor que apresenta um vídeo de rês minutos e painéis com cinco tópicos importantes que representam os conceitos e a importância da água para o planeta, vida, civilização, tecnologia e preservação; a Exposição: Fauna de ambientes marinhos e costeiros com de organismos taxidermizados cedidos pelo Instituto de Pesquisa em Cananéia - IPeC e animais conservados em álcool da coleção do Museu de Oceanografia do IO/USP, Atividade para associar os animais da exposição com o manguezal.
Vale ressaltar que as exposições e o circuito foram acompanhados pelos monitores Esther Nespoli de Oliveira (aluna de pós-graduação do PROCAM-USP) Diego Igawa Martinez e Roberta Tonolli Chiavone Delchiaro (alunos de pós graduação do Instituto Oceanográfico –USP e a segunda também pesquisadora do IPeC). O público alvo foram os alunos do Ensino Fundamental I, turmas com aproximadamente 80 alunos nos períodos da manhã, das 8h00 às 10h30 e tarde da 13h30 às 15h00.
No sábado, dia 27, foram realizada atividades de coleta e separação de lixo dos Manguezais, o VII Manguezal Ativo, com a concentração a partir das 08h00 na Praça da Theodolina Gomes na Rua do Artesão.
Já no domingo, 28, a partir das 13h00, foi realizada Gincana Educativa no PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” e a domingueira com a entrega da premiação na Praça da Theodolina Gomes na Rua do Artesão.
O encerramento foi feito no dia 29, segunda-feira, com um debate na sede da ACEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário